Visto de investidor

Você sabia que alguns países oferecem a opção de visto para investidor estrangeiro? Alemanha, Estados Unidos, Portugal e Reino Unido têm programas para empresários ou empreendedores que desejam investir em negócios locais. São diversos tipos de vistos e regras. Vamos entender melhor neste post? 

O procedimento para pedir o visto de investidor, independentemente do país, envolve uma série de exigências. Para interpretá-las e garantir que os documentos solicitados estejam corretos, é fundamental contar com o apoio de uma empresa especializada em imigração, assim como uma boa empresa de tradução.

Por envolver países estrangeiros, a documentação pode ser exigida em vários idiomas. Muitas vezes, seu pedido também dependerá de tradução juramentada. Esses processos exigem atenção e demandam mão-de-obra especializada.

4 países que concedem visto para investidor

Alemanha

Caso não seja um cidadão europeu, é necessário que o interessado em morar no país alemão solicite o visto. Cada tipo tem requisitos diferentes, e uma das possibilidades é o visto para investidor.

O Programa de Visto de Investidor Alemanha (Investor Visa Germany) serve para o estrangeiro que deseja abrir ou investir em uma empresa na Alemanha que promova o desenvolvimento econômico regional, e ainda garante permanência temporária de cônjuge e filhos menores de 18 anos.

O passaporte alemão permite transitar, trabalhar ou estudar em qualquer país da União Europeia.  E se ficar sem visto na Alemanha, o investidor pode pagar multa e ser impedido de voltar à região por cinco anos.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, há dois tipos de vistos para investidores.

O visto E-2 permite que somente pessoas de países que mantêm tratados de comércio e navegação com os Estados Unidos possam realizar investimentos em empresas americanas.

Se você é empresário, cidadão brasileiro, e possui dupla cidadania de um país com o qual os Estados Unidos têm tratado, você pode solicitar esse visto. Veja aqui a lista dos países participantes.

O visto EB-5 é destinado ao investidor interessado em projetos e empresas indicadas pelo governo dos Estados Unidos. São investimentos feitos por meio dos centros regionais designados pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) e definidos como uma unidade econômica.

Por esse tipo de visto, os investidores conseguem agrupar fundos para aplicarem um projeto determinado. Ou seja, trata-se de um investimento indireto. Porém, esse programa está suspenso atualmente nos EUA, sem previsão de retorno. 

A alternativa para o empresário estrangeiro no momento é investir de maneira direta. Neste caso, precisa aplicar dinheiro em um projeto que gerencia e comprovar que a empresa criada por ele gerou empregos para trabalhadores americanos. 

Portugal

Os brasileiros fazem parte do maior grupo de imigrantes em Portugal de acordo com dados recentes. Já são mais de 183 mil residentes legais emigrados do Brasil. Entre eles estão os investidores. 

O visto D2, também conhecido como Golden Visa, foi feito para empreendedores e autônomos estrangeiros interessados em abrir empresas em Portugal. O documento viabiliza a Autorização de Residência para morar e trabalhar no país.

A aquisição de imóveis é uma das modalidades mais procuradas pelos investidores estrangeiros. Porém, em 2021, o governo português alterou algumas exigências para a concessão do visto, que aumentaram os valores exigidos em quase todas as formas de investimentos. As regras passam a valer a partir de 1º de janeiro do próximo ano.

Reino Unido

No Reino Unido, o visto para investidor permanente é chamado de Tier 1 (Investor Visa), que exige investimento em fundos indicados pelo governo inglês. Para obter o visto, é necessário:

  • Ter 18 anos ou mais 
  • Ser capaz de provar que o dinheiro pertence a você ou ao seu cônjuge
  • Ter uma conta em banco regulamentado do Reino Unido 

Você também pode solicitar um visto Tier 1 (Investidor) se já estiver no Reino Unido e for portador de um visto de estudante. Para isso, deve ter um acordo por escrito de seu patrocinador financeiro para voltar a entrar ou permanecer no Reino Unido se as taxas do curso e custos de vida foram pagos por:

  • Um governo
  • Uma agência internacional de bolsas

Visto para investidor: atenção com os documentos!

É fundamental verificar quais os documentos necessários para cada tipo de visto, e assim, requererem tradução para o idioma desejado. Em geral, todos os documentos devem ser traduzidos e precisam ser acompanhados de suas respectivas traduções juramentadas para serem considerados válidos no país de destino. 

Tradução juramentada

Cada país tem suas próprias exigências para aceitar traduções juramentadas registradas no exterior. As traduções juramentadas feitas por tradutores públicos brasileiros costumam ter aceitação nos países estrangeiros, sendo feita por um tradutor público ou tradutor juramentado, aprovado em concurso público e habilitado em um ou mais idiomas, além do português.

A tradução juramentada é válida por prazo indeterminado nos casos de documentos que não vencem ou não têm alterações ao longo do tempo. Se você não alterar o documento original, a tradução juramentada equivalente não perderá a validade.

Lembre-se: a tradução juramentada deve ser um “espelho” do documento original. Portanto, o tradutor juramentado não pode omitir nenhuma informação, inclusive as datas de emissão e de validade do documento original, legalizações, selos e o que mais nele constar.

Conte com a Korn Traduções 

Quanto custa o visto de investidor? Como conseguir o green card para investidor? Quanto custa um visto eb-5? Como conseguir visto de investidor na Espanha? 

Contate a nossa equipe e saiba mais sobre o processo de tradução de documentos para vistos.

Para tradução juramentada ou livre, conte com a Korn Traduções. 

Korn Traduções: a sua empresa de tradução, há 30 anos prestando serviços de tradução juramentada e livre. Somos uma das 10 principais empresas prestadoras de serviço linguístico da América Latina e Caribe (Common Sense Advisory/CSA Research). Solicite um orçamento.

Korn Traduções

Korn Traduções

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.