BLOG DE TRADUÇÃO

Termos mais buscados e palavras eleitas pelos dicionários em 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Termos mais buscados 2021

O que esteve em alta em 2021? O Google Trends divulgou os termos mais buscados durante o ano em diferentes países. No Brasil, diversos neologismos aparecem na lista, como doomscrolling e cringe. Os dicionários de Oxford e Collins também anunciaram as palavras eleitas de 2021: NFT e VAX. Você sabe o que significam?

4 termos mais buscados no Google em 2021

  1. Doomscrolling

O Google é uma referência mundial quando buscamos o significado de palavras e expressões na internet. Neste ano, doomscrolling foi um dos termos que mais bombou no buscador mundialmente.

Segundo o dicionário Merriam-Webster, o termo se refere à tendência de navegar na internet e redes sociais, à espera de más notícias. A Covid-19 foi um fato que levou muitas pessoas a lerem continuamente más notícias, sem a capacidade de parar ou recuar.

Doomscrolling vem da junção de duas palavras em inglês. “Doom“, que significa destruição, e “scroll“, verbo usado para descrever a ação de mover para cima e para baixo as páginas da internet e das redes sociais.

  1. Queer

O que é queer foi buscado mais do que nunca pelos brasileiros em janeiro de 2021. O interesse cresceu +1010% em relação a dezembro de 2020, segundo o Google. O Brasil também foi o terceiro país no mundo em curiosidade sobre o tema.

De acordo com o dicionário de Cambridge, queer é um adjetivo originado no Reino Unido que pode significar “antiquado, estranho, incomum ou inesperado”. Era usado pejorativamente contra a homossexualidade no final do século XIX.

Porém, a palavra foi ressignificada na atualidade para descrever pessoas que não se encaixam em ideias tradicionais sobre gênero ou sexualidade. Aqueles que ainda não sabiam o que era o Q da sigla LGBTQIAP+ puderam descobrir seu significado com uma ajudinha da ferramenta de busca.

  1. Cringe

Em junho de 2021, o que é cringe foi a pergunta de maior alta no Brasil. A busca pelo termo aumentou 900% e se tornou uma das 50 palavras mais pesquisadas do mês em todo o Brasil.

No dicionário de Oxford, a palavra em inglês é classificada como um verbo e significa “se sentir envergonhado” ou “desconfortável” com algo. Porém, o termo tem sido usado pelos brasileiros nas redes sociais como um adjetivo para se referir a algo vergonhoso.

A popularização do termo cringe começou na internet por causa de uma disputa de gerações. Relembre a história desse termo no post que fizemos aqui no blog da Korn em julho de 2021.

  1. Staycation

Que cidade mais pesquisou por staycation em 2021? Você pode participar do quiz do Google e descobrir a resposta a essa pergunta clicando aqui. Mas é fato que o interesse de pesquisa por esse termo bateu recorde em 2021 no mundo todo. 

Segundo o dicionário de Cambridge, a palavra remete a um feriado ou férias que você tira em casa ou perto de sua casa, em vez de viajar para outro lugar. A expressão é derivada da junção de duas palavras em inglês: “stay” e “vacation”.

Esse termo ficou ainda mais conhecido durante a pandemia, já que muitas pessoas optaram por ficar em casa durante os feriados prolongados ou na própria cidade em que vivem, evitando grandes deslocamentos e aglomerações.

Palavras eleitas do ano pelos dicionários

NFT: Non-fungible token

NFT” foi eleita a palavra do ano pelo dicionário Collins em 2021. O termo é uma abreviação em inglês de “non-fungible token” ou “token não fungível” na tradução para o português.

Em post em seu blog, o dicionário Collins define o termo como: “a unique digital certificate, registered in a blockchain, that is used to record ownership of an asset such as an artwork or a collectible“. 

Trata-se de um certificado digital exclusivo, registrado em um blockchain, usado para registrar a propriedade única de um ativo, como uma obra de arte ou um item colecionável.

VAX: popularização da vacina

Já o dicionário de Oxford anunciouvax” como a palavra do ano de 2021. O termo é uma abreviação popular em inglês para a palavra “vacina”, que ganhou maior visibilidade neste ano.

Segundo o dicionário britânico, vax foi usada 72% mais em 2021 em comparação com 2020, ou seja, mesmo quando a pandemia já era uma realidade.

Com a vacinação se intensificando em todo o mundo, inclusive no Reino Unido, a expressão caiu na boca do povo como desdobramento da nova situação pandêmica. Algumas variações da palavra, como “vax passport” e “anti-vax“, também foram citadas pelo dicionário Oxford para justificar a escolha da palavra do ano.

Exemplos de anglicismo

O anglicismo é todo termo ou expressão de origem inglesa introduzido em outra língua. É uma das formas de estrangeirismo na língua portuguesa.

Muitas vezes, essas palavras continuam sendo usadas no Brasil em inglês, com a grafia e pronúncia originais. Mas também há casos em que os termos passam por adaptações para ficarem mais condizentes com o idioma de destino, como o português.

Quais as palavras chaves mais usadas no Google? Como saber qual a palavra mais pesquisada no Google? Qual é a palavra do ano de 2021? Como Oxford Languages seleciona a palavra do ano? Essas e outras perguntas você encontra aqui.

Para tradução juramentada ou livre, conte com a Korn Traduções!
Korn Traduções: a sua empresa de tradução, há 30 anos prestando serviços de tradução juramentada e livre. Somos uma das 10 principais empresas prestadoras de serviço linguístico da América Latina e Caribe (Common Sense Advisory/CSA Research). Solicite um orçamento.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Korn Traduções

Korn Traduções

Últimos Posts

Siga

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.