Conheça o significado de “soft landing” e sua importância para o mercado financeiro

Soft landing

O termo “soft landing” está em destaque no noticiário após as especulações sobre os próximos passos do Fed, o banco central dos EUA. As movimentações econômicas norte-americanas geram impactos no mundo todo, por isso é importante conhecer os termos financeiros em inglês para acompanhar o setor. 

Na tradução literal, “soft landing” quer dizer “aterrissagem suave” e está relacionado ao processo de aterrissar um balão de ar quente reduzindo gradualmente o empuxo. Até então usado no balonismo, o mercado financeiro se apropriou do termo para referir-se a um movimento de transição suave.

Neste post da Korn, entenda a importância dessa movimentação no mercado financeiro e seu impacto nos negócios. Conforme explica o site Investopedia, “soft landing” na economia é um processo de desaceleração no crescimento econômico, um “pouso suave” para preservar o mercado.

Ao adotar o “soft landing”, o objetivo dos bancos centrais é conter o superaquecimento da economia e a alta da inflação com um aumento suave nas taxas de juros. A medida visa evitar a recessão e preservar a geração de empregos. Dessa forma, trata-se de uma desaceleração econômica leve e não severa. 

“Soft landing”, os EUA e o impacto global

Recentemente, o jornal Wall Street Journal noticiou que o presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, afirmou que já está em andamento um movimento de “soft landing” na economia norte-americana, sem recessão nem alta no desemprego. Ele citou três ciclos históricos de sucesso, 1965, 1984 e 1994, quando ocorreram essas movimentações. E por isso se diz otimista.

Porém, de acordo com reportagem do jornal The New York Times, essas tentativas do passado ocorreram em meio a uma inflação muito mais baixa e sem os choques contínuos de uma pandemia global e uma guerra com impactos no mundo todo, como estamos vendo entre Rússia e Ucrânia. 

Por outro lado, o Fed espera que a economia forte de hoje ajude a evitar uma “soft landing” difícil. Eles apontam para o fato de que os mercados de trabalho estão crescendo e a demanda do consumidor é sólida. Portanto, aumentar as taxas de juros pode ajudar a esfriar a economia sem “queimá-la”.

O noticiário internacional é um ótimo parâmetro para quem atua no mercado financeiro acompanhar os próximos passos do Fed e os reais efeitos de suas decisões globalmente. O conhecimento sobre os termos e expressões usadas no mercado internacional ajuda a identificar oportunidades e desafios.

Tradução financeira: aliada de empresas do setor financeiro

Para as empresas do setor financeiro, é fundamental contar com uma parceira especializada em serviços de tradução para auxiliar na compreensão de boletins técnicos dos bancos internacionais e traçar as estratégias mercadológicas.

A tradução financeira é uma das áreas de expertise da Korn Traduções. Nossa equipe altamente capacitada realiza traduções de documentos financeiros para os principais bancos, instituições financeiras e firmas de auditoria brasileiras e internacionais.

O setor financeiro tem a sua própria linguagem, e traduzir para esse mercado requer bem mais do que o pleno conhecimento dos idiomas. É preciso ter amplo domínio das regras e particularidades que envolvem os documentos financeiros, que são produtos e serviços bancários. 

Saiba mais sobre o serviço e o trabalho do tradutor financeiro aqui

Para traduções livres ou juramentadas, conte com a Korn! 
Korn Traduções: há 30 anos prestando serviços de tradução juramentada e livre, legendagem, transcrição de áudio e vídeo, revisão, pós-edição e tradução de websites. Dupla certificação internacional: ISO 27001 – Sistema de Gestão da Segurança da Informação e ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade. Solicite um orçamento.

Korn Traduções

Korn Traduções

Agilidade, Segurança e Qualidade. CONHEÇA NOSSO PROCESSO Anexe seus documentos e escolha o tipo de serviço que deseja.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.