Vantagens de ser bilíngue
Por que você aprende um idioma e é bilíngue? As respostas podem ser muitas, mas a Korn Traduções imagina que elas irão se enquadrar entre as seguintes opções:
- Porque eu gosto e tenho facilidade para aprender idiomas;
- Porque a minha área de atuação profissional exige (especialmente se você for tradutor ou profissional que trabalha com tradução ou em empresas multinacionais);
- Porque viajo muito e, inevitavelmente, tenho contato com diversos idiomas;
- Porque saber mais de um idioma é importante para os meus relacionamentos pessoais;
- Estudo outros idiomas desde criança e, portanto, ter esse conhecimento é natural para mim;
Há diversas outras possibilidades, mas, certamente, todas girarão em torno dessas ideias.
É claro que todos os motivos acima são mais do que suficientes para se optar por aprender um idioma, mas, o que muitos não sabem, é que os benefícios de ser bilíngue (ou poliglota) vão muito além desses, que temos consciência.
Professores e linguistas publicaram estudos que afirmam que, ao aprender uma língua, também se adquire uma nova capacidade de enxergar o mundo, mais flexível e ampliada do que as pessoas que só dominam a sua língua nativa. A justificativa de Panos Athanasopoulos, professor da Universidade de Lancaster (Inglaterra) e quem comandou o estudo, é que “falar uma língua diferente da materna capacita você a entender melhor sua própria língua e lhe dá a oportunidade de refletir sobre sua cultura”.
O estudo também mostra que cada língua, por possuir uma estrutura diferente, modela as ideias que expressamos e, ainda para Athanasopoulos, “As estruturas que existem em nossa linguagem moldam a fundo a forma como construímos nossa realidade e nos ajudam a nos tornar tão inteligentes e sofisticados como somos”.
Além disso, naquelas pessoas que são bilíngues, também é possível identificar benefícios que passam pela área da saúde, como a redução na perda de memória e o retardo do aparecimento de deficiências cognitivas, como o Alzheimer.
Portanto, independentemente da motivação primária que se tem para aprender um idioma, podemos entender que essa prática só traz vantagens, tanto na área profissional quanto na área pessoal! E a boa notícia é: não é necessário ser fluente – até mesmo aqueles que têm conhecimento básico ou intermediário em outros idiomas podem perceber essa mudança na maneira de ver o mundo.
Caso queira entender um pouco mais sobre o estudo feito por Panos Athanasopoulos, clique aqui!
E, lembrando, se precisar de tradução juramentada ou tradução livre, conte com a Korn!
[:]
Agilidade, Segurança e Qualidade. CONHEÇA NOSSO PROCESSO Anexe seus documentos e escolha o tipo de serviço que deseja.