Traduções não se limitam às palavras. Muitas vezes faz-se necessária a adaptação de alguns parâmetros para o padrão regional como, por exemplo, a conversão de temperaturas. Por isso, pedimos para que a equipe da Korn Traduções compartilhasse dicas de como a conversão de temperaturas deve ser feita nos documentos em que consta essa informação. Leia abaixo!
Conversão de temperaturas de Fahrenheit para Celsius
Por padrão, algumas empresas e laboratórios costumam utilizar a escala Fahrenheit. No entanto, nas traduções de textos médicos e farmacêuticos, é necessário fazer a conversão para Celsius, incluindo sempre a escala original entre parênteses.
Então, se a informação é de “76 ºF”, na tradução ficará “24,4 ºC (76 ºF)”. É importante mencionar que caso haja mais de uma casa depois da vírgula, não é necessário incluí-la.
Mas nem sempre as informações que constam nos documentos são tão simples como a exemplificada acima. Pode acontecer de ela vir de maneira mais completa, como por exemplo “76 ºF ±5 °F”.
Se deixássemos “24,4 ºC ±5 °C”, a informação estaria errada, pois 5 °F não equivalem a 5 °C. E se convertêssemos ao pé da letra, ou seja, o “5 ºF” para Celsius, também não estaria certo, pois a temperatura ficaria em “-15 ºC”.
Isso porque o ±5 °F significa que a temperatura pode ser até 5 graus maior ou menor do que o primeiro número especificado. Ou seja, considerando o exemplo acima, a temperatura base é de 76 ºF,, podendo chegar à mínima de 71 ºF ou à máxima de 81 ºF.
Dessa forma, no momento das traduções, é necessário converter para Celsius as temperaturas 76, 71 e 81, chegando aos resultados abaixo:
76 °F = 24,4 °C (base)
71 ºF = 21,6 °C (mínima)
81 °F = 27,2 °C (máxima)
Mas a informação não deve constar dessa forma no documento traduzido, pois ainda falta um passo – é necessário subtrair a temperatura mínima ou a temperatura máxima da temperatura base, chegando, enfim, ao resultado final:
24,4 °C – 21,6 °C = 2,8 °C
27,2 °C – 24,4 °C = 2,8 °C
Assim, entende-se que o 5 ºF da informação original é equivalente a 3 ºC (pode-se arredondar os 2,8 ºC para 3 ºC).
Site ajuda tradutores profissionais a fazerem a conversão nas traduções
Vale ressaltar que para ajudar os tradutores profissionais, existem sites especializados em conversão. Um dos mais confiáveis é o do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (IPEM-SP) que, além das temperaturas, também auxilia em diversas outras conversões, como de comprimento e área, por exemplo.
Lembrando que a dica desse site vale para tradutores e, também, para as pessoas que precisarem converter qualquer unidade de medida de maneira rápida e assertiva!
[:]