Língua Portuguesa: um pouco da história do nosso idioma nativo

História da Língua Portuguesa - Por Korn Traduções

Já falamos por aqui dos mais de 7.000 idiomas existentes no mundo. Desses, muitos estão praticamente em extinção, tendo poucos falantes. Mas nesse texto o nosso foco não será a quantidade de idiomas, e sim a importância e história da língua portuguesa.

O português faz parte das línguas românicas e é derivado do latim, idioma originado na Itália e que se expandiu pela Europa junto com o domínio do Império Romano.

Entre os séculos III e II a.C., o latim chegou ao sul do continente europeu, onde hoje, se localizam Portugal e Espanha. No século V d.C., quando o Império Romano caiu, a Península Ibérica já estava latinizada e, portanto, o latim já era a língua falada pelos povos que habitavam os países ibéricos.

A língua foi se transformando e, com a influências dos povos bárbaros, que invadiram a região, surgiu o chamado “galego-português”, que também é conhecido como “galaico-português”.

A separação do galego e do português ainda gera polêmica entre os historiadores, que divergem em relação à data e aos acontecimentos que levaram a isso. Já para os linguistas, esse momento é mais claro, tendo sido iniciado em 1185, com a independência de Portugal, efetivando-se anos mais tarde.

De acordo com Maria Cristina de Assis, autora do livro “Histórias da Língua Portuguesa”, “a separação entre o galego e o português, que começou com a independência de Portugal (1185), vem se efetivar com a expulsão dos mouros em 1249 e com a derrota em 1385 dos castelhanos que tentaram anexar o país. O galego foi absorvido pela unidade castelhana e o português tornou-se a língua oficial nacional de Portugal”.

Já Álvaro Iriarte Sanromán, diretor do Departamento de Estudos Portugueses da Universidade do Minho, em Braga, defende o mesmo que a Korn Traduções já comentou em alguns de seus textos: a língua é dinâmica e, portanto, está em constante evolução. Por esse motivo, ele considera mais importante entender que a língua é um instrumento vivo, ao invés de definir um marco para a separação dos idiomas.

Por fim, outro fato histórico que ajudou no fortalecimento da língua portuguesa foi a expansão marítima de Portugal, no século 15, fazendo com que o idioma fosse disseminado pelas suas colônias e tendo, muitas vezes, o uso de outras línguas proibido.

Língua Portuguesa: uma das mais faladas no mundo

Hoje, a língua portuguesa é a sétima mais falada do mundo, sendo o idioma nativo de nove países e tendo o Brasil com o maior número de falantes (208,8 milhões). Além disso, apenas Brasil, Portugal e São Tomé e Príncipe tem o português como única língua oficial.

É por esse motivo que as línguas são tão particulares – cada uma tem uma história, uma origem e um desenvolvimento, tendo sofrido diversas influências e transformando-se ao longo dos séculos.

Nós, da Korn Traduções, consideramos fascinante aprender e trabalhar com idiomas – estudar as línguas é estudar a história do mundo e conhecer as mais diferentes culturas!

E por sermos apaixonados por esse assunto e, consequentemente, pelo que fazemos, tenha certeza de que optar pela Korn para realizar os seus serviços de traduções juramentadas ou traduções livres é sempre uma ótima escolha: temos experiência, comprometimento e dedicação para entregar as suas traduções com qualidade e no prazo necessário! Conte conosco![:]

Korn Traduções

Korn Traduções

Agilidade, Segurança e Qualidade. CONHEÇA NOSSO PROCESSO Anexe seus documentos e escolha o tipo de serviço que deseja.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.