Estagflação: o que significa e qual seu impacto? - Korn Traduções

BLOG DE TRADUÇÃO

Estagflação: o que significa e qual seu impacto?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O termo estagflação (“stagflation”, em inglês) tem aparecido com frequência nas manchetes da imprensa global e causado preocupações no cenário econômico e financeiro. Mas o que significa essa palavra? A Korn Traduções explica o assunto em detalhes neste post, confira!

An economic situation in which prices keep rising but economic activity does not increase”. Assim o dicionário de Cambridge define o significado da palavra stagflation em inglês. Segundo o portal Investopedia, “stagflation is characterized by slow economic growth and relatively high unemployment—or economic stagnation—which is at the same time accompanied by rising prices (i.e. inflation).”

Em resumo, estagflação significa um cenário de crescimento econômico lento e taxa de desemprego relativamente alta. Ou seja, um panorama de estagnação econômica acompanhada de aumento da inflação. E não é de hoje que esse neologismo vem sendo usado para falar de situações preocupantes na economia. 

Estagflação: origem do termo 

O termo foi usado pela primeira vez nos anos 1960 pelo político britânico Sir Iain Macleod. Em seu discurso no Parlamento, ele alertou para as condições econômicas do Reino Unido, não só com inflação de um lado ou estagnação do outro, mas os dois juntos. 

A nova palavra ganhou notoriedade mundialmente só em 1970, quando as principais economias globais foram impactadas pela crise do petróleo. Naquela época, a commodity enfrentava uma acentuada valorização, pressionando os preços da economia e piorando o quadro de desemprego, principalmente nos Estados Unidos.

No Brasil, esse cenário de estagnação foi observado pela última vez entre 2015 e 2016. Nesse período, a economia brasileira retraiu e o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação, aumentou. Desde então, a atividade no país vem se recuperando com dificuldade, agravada ainda mais pela pandemia.

Estagflação: 5 características principais

  1. Aumento da inflação
  2. Alta taxa de desemprego
  3. Estagnação econômica
  4. Redução da arrecadação do governo
  5. Menos dinheiro para investimentos públicos

Tradução financeira em tempos de crise

A economia global vem sentindo os efeitos do coronavírus há algum tempo e agora a perspectiva é de um cenário de stagflation. 

A insegurança atinge até mesmo o setor financeiro, muitas vezes, acostumado a riscos. A tradução financeira é uma das formas de compreender os processos regulatórios e as notícias que afetam o mundo financeiro ao redor do globo para ajudar o negócio a enfrentar cenários de crises e pandemias.

O setor financeiro tem a sua própria linguagem. Traduzir textos para esse mercado requer bem mais do que conhecer os idiomas dos locais de operação dos bancos e demais instituições financeiras. É preciso ter amplo conhecimento das regras e particularidades que envolvem os documentos financeiros, produtos e serviços bancários. 

O tradutor especializado na área financeira deve ainda estar muito bem informado sobre fatos novos que envolvem o mercado local e global. Deve ser um profissional qualificado em mais de um idioma e apto a compreender a linguagem nativa e a cultura de cada país.

Conte com a Korn Traduções para sua tradução financeira

Uma empresa de tradução financeira confiável e profissional deve ser capaz de compreender e traduzir documentos complexos com qualidade e precisão. A Korn Traduções possui expertise comprovada na tradução de documentos financeiros, como demonstrações financeiras, relatórios anuais, prospectos e instrumentos diversos. Atendemos empresas, instituições financeiras e firmas de auditoria.

Quando ocorre a estagflação? O que é deflação e estagflação? Compreender essas questões é fundamental para sua empresa enfrentar crises. Para tradução juramentada ou livre, conte com a Korn Traduções. 

Korn Traduções: a sua empresa de tradução, há 30 anos prestando serviços de tradução juramentada e livre. Conquistamos duas certificações internacionais: a ISO 9001 – Sistema de Gestão de Qualidade e a ISO/IEC 27001 – Sistema de Gestão de Segurança da Informação. Somos uma das 10 principais empresas prestadoras de serviço linguístico da América Latina e Caribe (Common Sense Advisory/CSA Research). Solicite um orçamento.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Maria Linares

Maria Linares

Últimos Posts

Siga

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.