Início » Blog de Tradução » pll_5e55123bf2c42 » Direct Method: o sistema de aprendizado de idiomas que não incentiva a tradução

Direct Method: o sistema de aprendizado de idiomas que não incentiva a tradução

direct-method-ensino-sem-traducao

Muito se fala sobre a importância da não tradução durante o aprendizado de um idioma, já que é muito comum – e até intuitivo – pensar primeiro na língua materna e, depois, traduzir para o idioma estrangeiro. É o que chamamos de conversação livre – quando o aluno tem espaço e tempo para pensar no que vai falar, estimulando a tradução de um idioma para outro.

Como contraponto, há a chamada conversação controlada. Esse sistema trabalha com “perguntas e respostas” e o aluno é induzido a responder de maneira rápida, não tendo tempo para pensar no que vai falar e, portanto, aprendendo a não traduzir as palavras, mas se habituando a pensar, automaticamente, no idioma estrangeiro.

O chamado Direct Method – ou, em sua tradução, método direto – é um sistema de ensino que tem, como base, a conversação controlada. Nele, o principal objetivo é romper as barreiras da comunicação, incentivando o aluno a falar naturalmente no idioma estrangeiro.

Simulação de ambiente no Direct Method

Dentre as mais diversas vantagens desse método, destaca-se, principalmente, a simulação de um ambiente onde só se fala a língua estrangeira, como se o aluno estivesse no exterior ou entre pessoas que não falam o seu idioma nativo, ou seja, situações em que ele não teria espaço para pensar em sua língua materna antes de se comunicar na língua estrangeira.

Dinâmica do Direct Method

Além disso, as aulas que utilizam o sistema Direct Method costumam ser bem dinâmicas, uma vez que o professor é orientado a falar em um ritmo normal de conversa. Esse fator também ajuda o aluno a se acostumar com a pronúncia rápida das palavras estrangeiras, fazendo com que esse ritmo seja natural para ele.

Estímulo e repetição no Direct Method

Outro fator positivo do Direct Method é que o professor, depois de realizar a pergunta ao aluno, estimula e ajuda na resposta, com dicas, por exemplo, de como ele deve iniciar a frase, sempre se comunicando no idioma estrangeiro.

Por fim, outro recurso essencial utilizado nesse método de ensino é a repetição: de palavras, de frases e de atividades, fazendo com que o aluno realmente aprenda e comece a pensar e falar de maneira automática.

Entretanto, se precisar de serviços de tradução livre ou tradução juramentada, não procure por uma escola de idiomas –  procure pela Korn Traduções – a sua empresa de tradução! ;)[:]

Korn Traduções

Korn Traduções

Agilidade, Segurança e Qualidade. CONHEÇA NOSSO PROCESSO Anexe seus documentos e escolha o tipo de serviço que deseja.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.