Pesquisar
Close this search box.

“Varie o comprimento das frases” – Conselho para escrever melhor viraliza na internet

| |

Quantos conselhos para escrever melhor você já ouviu? Inclusive nós, da Korn Traduções, já demos algumas dicas para melhorar a escrita, que podem ser acessadas por esse link.

É claro que é válido criar hábitos que favoreçam o aperfeiçoamento da escrita, como ter o costume de ler e nunca hesitar em consultar uma gramática ou um dicionário, em caso de dúvida.

Conselho para escrever melhor

Mas Gary Provost, escritor norte-americano, deu um conselho tão impactante em seu livro “100 Ways To Improve Your Writing” (que tem como tradução “100 maneiras de melhorar sua escrita”), que acabou viralizando nas redes sociais. Detalhe: a obra foi publicada em 1985, ou seja, há mais de 30 anos. E permanece atual!

Escolhemos o trecho intitulado “Varie o comprimento das frases” que oferece, em três parágrafos, algumas recomendações para desenvolver um texto agradável. Confira:

“Esta frase tem cinco palavras. Aqui há mais cinco palavras. Usar cinco palavras é legal. Mas várias juntas ficam monótonas. Escute o que está acontecendo. A leitura se torna tediosa. O som começa a zumbir. É como um disco riscado. O ouvido pede mais variedade.

Agora ouça. Vario o comprimento de cada frase, e crio música. Música. A escrita canta. Tem um ritmo agradável, uma cadência, uma harmonia. Uso frases curtas. E uso frases de comprimento intermediário. E às vezes, quando estou certo de que o leitor está descansado, o envolvo com uma frase de comprimento considerável, uma frase que arde com energia e que sobe com todo o ímpeto de um crescendo, do rufar de tambores, do choque dos címbalos – sons que dizem: ouça isto, é importante.

Portanto, escreva com uma combinação de frases curtas, médias e longas. Crie um som que agrade ao ouvido do leitor. Não escreva apenas palavras. Escreva música.”

Percebeu o enfoque? Compartilhe a sua opinião com a Korn Traduções!

Conselho_Escrever_Melhor
Conselho escrito há 30 anos viraliza na internet!

[:]

Pesquisar

Categorias

Posts Recentes

Compartilhar:

Áudio do WhatsApp: aprenda a usá-lo para produção de provas judiciais. Imagem ilustrativa do artigo.

Destaque

Áudio do WhatsApp como prova judicial: conheça a degravação

Quando falamos em áudio do WhatsApp, temos dois grupos: os que amam e os que odeiam. Porém, preferências à parte, muitos áudios do WhatsApp podem conter informações necessárias a um processo judicial. Uma das etapas de um processo judicial é…

Dicas

CONTATO

Precisando de serviços de tradução?

Korn Traduções, a sua empresa há
30 anos presente no mercado de Tradução
Juramentada e Tradução Livre

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.